Na cozinha: preparando macarons

01

Na semana passada eu me presenteei com o livro “Bolos, cupcakes e outros quitutes”, da Fiona Cairns publicado pela PubliFolha. Eu a-d-o-r-o cozinhar, ainda mais quando se trata de doces! Sempre curti! Para quem me conheceu no colégio sabe, eu vendia até brigadeiro por lá ;) E este livro despertou meu interesse mais uma vez em aproveitar esse restinho de férias e testas umas receitinhas. Dessa vez escolhi fazer uma das minhas sobremesas (que nem sempre a gente come depois da refeição, né? :P) preferidas: macarons.

02

O bom dessa receita é que não leva farinha! Nem eu sabia que a base do macaron é basicamente de açúcar e amêndoas! Colocarei exatamente como está no livro aqui para vocês. E no preparo mostrarei as fotos que fiz do passo a passo:

Macarons florais – página 67

❤ Ingredientes para “os biscoitos”:

– 200g de açúcar de confeiteiro * Se você não encontrar/tiver, é super simples de preparar: bata açúcar refinado no liquidificador até afinar bem e fazer “fumaça”.

– 120g de amêndoas moidas;

– 3 claras à temperatura ambiente;

– corante alimentício (gotas);

– 20g de açúcar;

– 1/2 colher de chá de essência de baunilha.

 

❤ Modo de preparado dos macarons:

– Forre duas assadeiras com papel-manteiga. Na foto abaixo eu não tinha papel-manteiga e coloquei um papel de saquinho de cachorro quente de festa, sabe? Mas não deu muito certo! :s O melhor que eu fiz foi pegar a assadeira de cupcakes (aquelas que já vem com os buracos) e recortei várias forminhas de cupcakes (só deixando a “bundinha”) que já vem com esse papel especial e coloquei na forma.

03

– Peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela e acrescente as amêndoas. Reserve. Aqui, eu já triturei as amêndoas e juntei com o açúcar, gerando uma “farinha” uniforme:

04

– Na batedeira, coloque as claras e algumas gotas do corante escolhido. Comece devagar e aumente a velocidade até obter picos macios. 

05 06

– Acrescente lentamente o açúcar (ATENÇÃO: é o açúcar de 20g e não o de confeiteiro!!!) e a baunilha e bata por mais um minuto até firmar.

– Com todo o cuidado, incorpore metade das amêndoas moídas, depois coloque a outra metade e agregue até ficar liso.

Preaqueça o forno a 160ºC.

– Com uma colher, coloque a massa no saco de confeitar com bico liso de 1 cm [foto] e faça círculos de 2 cm nas assadeiras, deixando 3 cm de espaço entre eles. Como eu fiz na forma de cupcake, não foi preciso respeitar esse limite, pois só cabe um círculo em cada buraquinho da forma [foto]. Não deixe formar picos, mas se acontecer, umedeça a ponta do dedo com água e achate delicadamente. Não tive esse problema, creio que acontece se a massa estiver mais consistente do que ficou a minha :P

07 08

Reserve por 30 minutos. Deve se formar uma película sobre cada um. Se você deixar repousar em cima do forno já aquecendo, fica mais fácil de ver as películas se formarem. Asse por 10-15 minutos com a porta do forno entreaberta (é aconselhado que coloque uma colher de pau – eu deixei semiaberta mesmo, mas depois preferi colocar a colher de pau também).

09

Quando soltarem do papel-manteiga, os macarons estarão prontos. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de metal. (Se continuarem grudados no papel, passe um pano úmido no papel para soltá-los.) Eu não consegui ver “quando soltou”, pois a massa ficou o tempo todo muito mole. Com isso, deixei “queimar” um pouquinho a base para eu ter uma noção e mesmo assim precisei passar o dedo com água debaixo de todas as forminhas para soltar do macaron. E ainda, usei formas de metal (como de bolos e tortas) para repousar os macarons em cima (foto abaixo).

10

❤ Ingredientes para o recheio (Segue a base e 4 tipos diferentes):

Para a base: 100g de chocolate branco, suíço ou fracionado picado;

– 100ml de creme de leite fresco.

❤ Para o tipo de recheio de Rosas: 1 colher de chá de água de rosas.

❤ Para o tipo de recheio de flor de laranjeira: raspas finas de 1 laranja e 1 colher de chá de água de flor de laranjeira.

❤ Para o tipo de recheio de pistache: 1 colher de sopa de pistaches sem sal moídos.

❤ Para o tipo de recheio de lavanda: 6 raminhos de lavanda.

Eu acabei só usando o recheio de base mesmo: 1 barra de chocolate  (170g) Nestlé “Galak” e 1 caixinha (200g) de creme de leite também Nestlé. Acho que acabei errando na quantidade de creme de leite – o que era pra ser 100ml eu usei 200g e me perdi nessa conversão – e ficou muito líquido, creio que o recheio era para ser mais encorpado.

 Modo de preparo recheios:

❤ Para fazer os recheios de rosas, flor de laranjeira e pistache, coloque o chocolate numa tigela. Ferva o creme de leite e retire do fogo, espere 5 minutos e despeje sobre o chocolate. Deixe por 1-2 minutos, mexa cuidadosamente até alisar e acrescente os aromatizantes.

❤ Para o recheio de lavanda, coloque as flores e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, retire e deixe em infusão por 30 minutos. Coe as flores de lavanda, deixe o creme de leite ferver, espere 5 minutos e despeje sobre o chocolate.

– Esfrie os recheios por alguns minutos (foto), depois bata com o fouet ( se não sabe o que é, clica aqui) até engrossar e recheie os macarons (foto). Eles podem ser conservados na geladeira por alguns dias (foto).

11 12 13 14

DONE! ❤ 

Bom, deu pra ver que os meus macarons não deram tão certo assim. Eu errei na hora de misturar o açúcar e o açúcar de confeiteiro com amêndoas. Mas apesar disso e da aparência amassada, hahaha, ficou MUITO gostoso! O gosto da amêndoa predomina e a massa fica crocantezinha por fora e super macia por dentro. É uma receita que exige paciência. Levei desde a hora em que preaqueci o forno até rechear o último macaron, aproximadamente, 3 horas. No livro diz que essa receita rende 80 macarons (40 recheados), mas comigo, dentre os que não deram certo e os que quebraram, renderam uns 25 recheados. Fiz alguns cliques depois que eu os levei a geladeira e firmaram o recheio:

15 16 17 18 19

Espero que vocês tenham gostado!
Qualquer dúvida deixem nos comentários que responderei com o maior prazer :D
Muito obrigada pelo carinho, pessoal!
Sigam o #DP nas redes sociais:
YouTube | Instagram | Fanpage no Facebook | Twitter | Flickr | Skoob
Um beijo e um queijo com amor !

assinaturacrystal

Comentários

You may also like

7 Comentários

  1. Nossa que delícia. Sempre quis fazer macarons, mas acabo desistindo por conta do preço das amêndoas onde moro (Nordeste).
    De qualquer forma, seu blog foi um delicioso achado ao acaso pelo Instagram, adorei aqui e suas fotos são maravilhosas. Parabéns pelo trabalho! <3

    1. Nossa, logo ai no Nordeste? Gente! Sei que eu paguei em 120g de amêndoas em lascas uns 10 reais… é um facadinha! hahaha
      Ah, que feliz ler isto! Fico muito feliz quando pessoas encontram o meu espacinho ao acaso! Super obrigada!! :*

    1. Own, que fofa! hahaha Muito obrigada, Maria Clara!
      Eu já fiz parte desse projeto e o meu acabou :( Estamos (eu e mais um boy) buscando outras pessoas também. Infelizmente não consegui acessar o seu site, indica como hackeado :(
      beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam