Amy & Matthew | Say What You Will (Cammie McGovern)

08

Amy é deficiente e tem paralisia cerebral. Não consegue se locomover e tem parte do corpo totalmente imóvel. Matthew tem TOC e problemas sentimentais, passa o dia se isolando do mundo e batendo em coisas. O que os dois têm em comum? Além de serem ignorados pelos outros colegas de turma, eles têm uma amizade que os torna mais fortes e corajosos!

Amy usa um Pathway, computador pré programado, que fala por ela. Amy tem deficiência física e não consegue se locomover e tem extremas dificuldades para fazer expressões faciais. Sem citar que não consegue controlar a língua e baba diversas vezes. Isso é péssimo para a garota, vocês podem imaginar que as outras pessoas e colegas da escola sempre olham diferente para ela.

04

Mas uma coisa Amy tem de bom: Ela se enxerga como capaz. Ela sabe que não pode se comunicar sem seu computador e que precisa de ajuda até para ir ao banheiro. Mas Amy se sente capaz de interagir, aprender e compartilhar. Ela é uma excelente aluna e passou para todas as faculdades que se inscreveu.

A trama se desenvolve no último ano de Amy no colégio (Terceiro ano do ensino médio), onde ela decide, junto a mãe, fazer um grupo de ajudantes para Amy. Esse grupo deveria, além de ajudá-la com suas necessidades na escola, fazê-la ter mais amigos também. Ou melhor, ter amigos. Os ajudantes eram os únicos contatos que Amy tinha e ela nem tinha certeza se poderia chamar todos de amigos. O grupo é composto por Sarah, Chloe, Sanja e Matthew. Cada um com suas características e problemas pessoais: a loira alternativa namorada de um presidiário, o pegador, o tímido e a patricinha. Eles se revezavam a cada quatro dias para ser o companheiro “particular” de Amy e ajudá-la com as tarefas da escola e com suas necessidades, como tinha citado antes, tais como, ajudá-la a comer e a ir ao banheiro.

07

Claro, pelo título do livro vocês devem imaginar que a atenção se volta para o personagem Matthew. O menino é tão problemático quanto Amy, mas em diferentes maneiras. Matthew tem TOC e uma depressão forte. E ao ajudar Amy semanalmente, descobre que a menina também quer ajudá-lo em seus problemas. O bate papo entre eles é bem legal: levantam questões como aceitação e limites. A amizade entre os personagens faz com que ambos vejam uma solução para cada dificuldade em suas vidas.

03

Gosto como Amy é madura e se leva a sério, não se fazendo e nem deixando que os outros a façam de coitadinha. Às vezes não gosto como Matthew a responde, mas logo em seguida ele repensa e percebe como a menina estava certa e tentando apenas ajudá-lo. Constroe-se uma amizade baseada na ajuda e na cumplicidade. Os dois despertam um sentimento muito maior e mais difícil de se admitir: o amor.

02

Então, a partir dessa etapa na vida dos dois personagens principais no último ano do colégio, eles têm de lidar com diversas situações e problemas de adolescentes comuns: o baile de formatura, as aplicações para faculdade, o primeiro namoro e gravidez. Confesso que a autora me deixou de boca aberta em diversas partes. Eu não acreditava no que estava lendo! Muitas vezes Amy me deixou com muita raiva pelas suas atitudes. E também ficava chateada com Matthew. Era como se eu quisesse entrar na história e ter uma boa conversa com cada um. hahaha

09

A história é realmente envolvente e não senti ser arrastada em nenhum momento, só achei o livro um pouco grande. Vejam bem, eu apresentei duas edições para vocês nas fotos. Enquanto estava no Canadá, super me interessei pela sinopse do Say What You Will e trouxe ele comigo. Alguns meses depois de chegar no Brasil, descobri que a Galera Record lançaria o título em português como “Amy & Matthew“. Acabei lendo em português mesmo, mas ainda quero reler algumas partes do livro em inglês.

Claro, a versão em inglês consegue ser ainda maior do que a nacional. Mas são dois físicos completamente diferentes! Vejam as referências:

01

Nacional/brasileira: 332 páginas | Folhas amareladas (❤) | Galera Record | Ficção Americana| ISBN: 978-85-01-07018-0| Versão padrão | Capa paperback | Acabamento em brochura

As cores seguem a paleta pastel com laranja, bege e azul. Achei que o desenho de capa poderia ser outro ou não ter nenhum. A referência nessa ilustração não é muito marcada na narrativa do livro.

Na introdução de cada capítulo, segue-se uma diagramação bonita e muito semelhante nas duas versões, brasileira e americana.

0605

Já a versão americana apresenta: 352 páginas | Folhas amareladas (❤) | Editora: Harper Teen| ISBN-13: 9780062271105
ISBN-10: 0062271105 | Versão gringa| Capa Hardcover + Jacket | Acabamento em costura

11

O livro americano é maior do que o brasileiro. A capa dura sem a jacket tem esse alto relevo em formato de balões, os mesmos ilustrados na capa da jacket. Fiquei encantada com a lettering dessa versão e foi essa capa que me chamou a atenção para esse livro. A introdução do capítulo, como falei, é bem similar:

10

Agora algumas fotos comparativas:

 12 13

Fala sério, né? A versão brasileira ficou a desejar! :/ Mas por fim, concluindo a resenha, dou nota 5 de 5 para esse livro. Achei bem legal, mesmo detestando os personagens em alguns momentos, mas isso fez com que eu criasse gosto e vício pela leitura do livro! hahaha Recomendo muito a leitura para todas as idades. A autora, Cammie McGovern, consegue nos colocar no lugar de uma deficiente e nos faz enxergar o lado de lá. Nos apresentando problemas adolescentes até mesmo para uma pessoa que tem paralisia. Bati palmas no final!

Se vocês quiserem comprar a versão americana, indico o Book Depository. É seguro e eles são bem atenciosos. Já fiz post sobre eles aqui. Se quiser comprar, é só clicar aqui. (Ganho uma pequena comissão por cada compra feita no site e isso me ajuda a comprar mais livros para resenhar aqui :) )

Espero que vocês tenham gostado!
Qualquer dúvida deixem nos comentários que responderei com o maior prazer!
Muito obrigada pelo carinho, pessoal! <3
Sigam o #DP nas redes sociais:
YouTube | Instagram | Fanpage no Facebook | Twitter | Flickr | Skoob
Um beijo e um queijo com amor !

Comentários

You may also like

4 Comentários

  1. esses livros com capa dura + capa jacket são tão lindos, né? ♥
    essa história tá na minha lista já faz tempo, mas ando muito parada com livros, então só tô enrolando pra começar a ler, haha. adorei as fotos que usou pra ilustrar o post :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam