O Telephone (Luís Dill)

o-telephone-livro

O Telefone que liga passado e presente.

No livro de Luís Dill, encontramos uma história de suspense que envolve coincidências e destino. Tudo interligado por um telefone preto antigo muito misterioso.

o-telephone-livro-contracapa

Vitor Hugo é um adolescente que um dia ganha um telefone dos seus pais. Mas não era um telefone qualquer, era um telefone antigo, preto, pesado, de fio e gancho. Ele dizia ser telephone com ph de tão antigo.

Vitor Hugo não entendia o porquê de seus pais terem o presenteado com aquilo em pleno ano de 2011. Sua namorada, Amanayara, ao contrário do menino, adorava o charme do modelo retrô.

cabinelondres

Um belo dia, Vitor Hugo observou que o telefone fazia barulhos e chiados baixinhos, como se o aparelho estivesse tentando falar sozinho. Poderia ser linha cruzada, se não fosse a ligação que confirmou tudo para o menino.

Parecia um trote quando Iolanda Maria Neves de Castro e Silva ligou para o telefone de Vitor Hugo, informando que o ano que ela estava era 1961. Ela procurava  uma amiga que tinha o número escrito no aparelho preto e pesado de Vitor Hugo.

De início, a conversa entre os dois foi cheia de dúvidas e curiosidades, mas depois acabaram se tornando amigos. Os fatos que os ligavam eram os acontecimentos históricos do ano de 1961. (Esses acontecimentos aparecem como trechos de notícias no meio da narrativa do livro) Vitor Hugo informava Iolanda o que apareceu nos jornais “do futuro” e a moça, por sua vez, anotava tudo num diário.

o-telephone-livro2

Claro que isso não ia acabar bem: alguém descobriu as anotações de Iolanda e roubou o diário, aproveitando-se das informações para conseguir dinheiro e realizações.

O grande mistério do livro é a busca de Vitor Hugo no presente pelo ladrão e responsável pelo sumiço de Iolanda.

Durante uma das conversas entre Vitor Hugo e Iolanda, o menino conta sobre sua família e isso acaba alterando o passado e o futuro do destino de sua família. É bem curioso!

Considerações

Eu gostei da narrativa, é bem traquilinha. Só achei que foi “encheção de linguiça” colocar os probleminhas de casal adolescente de Vitor Hugo e Amanayara. Revirei os olhos inúmeras vezes com essas situações, dispensaria.
O livro levanta uma mensagem de preservação do meio ambiente entre os jovens, o que achei bem importante, visto que esse livro seria bem indicado para escolas.

É um livro curto, dá para ler em um dia. Um suspense leve e tranquilo. O autor é brasileiro, mais um ponto que adorei saber!

Só gostaria que tivesse mais participações de Iolanda na narrativa, gostaria de saber mais sobre sua personagem, acho que poderiam ter acontecido mais diálogos com Vitor Hugo contando sobre sua vida e história.

o-telephone-livro-paginas

o-telephone-livro-paginas2

Aspectos Físicos

É um livro pequeno e fino, então coube numa bolsinha pequena, perfeito para levar em qualquer lugar. Achei muito interessante a fonte ser azul marinho, fugindo do tradicional preto/cinza. A diagramação me incomodou um pouco no início, porque há muito espaçamento de margem. Então acabei achando que estava desperdiçando muita folha, mas depois percebi que, visivelmente, ficou bonito.

O livro é todo narrado em três pontos: Presente, Passado recente e 1961. E em cada bloco de tempo, há uma diagramação diferente o que ajudou a diferenciar durante a própria leitura quando mudava o modo temporal.


Essa é uma resenha de muito amor em parceria com a Editora Gaivota <3

92 Páginas | Literatura juvenil | Folhas brancas | Editora Gaivota| ISBN: 978-85-64816-53-4 | Versão fininha | Capa paperback | Acabamento em brochura | 4 de 5 estrelinhas | Autor: Luís Dill

Onde comprar: Lojinha da Gaivota

Espero que vocês tenham gostado!
Qualquer dúvida deixem nos comentários que responderei com o maior prazer!
Muito obrigada pelo carinho, pessoal! <3
Sigam o #DP nas redes sociais:
YouTube | Instagram | Fanpage no Facebook | Twitter | Flickr | Skoob
Um beijo e um queijo com amor !

Comentários

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam