Qual câmera usar?

Hello, folks!

Hoje o post é respondendo aos pedidos de alguns leitores que me perguntaram sobre câmeras! “Qual seria uma boa câmera?”, “É melhor câmera com lente cambiável ou não?”, “Qual efeito sua câmera faz nas suas fotos?”, etc. Então cá estou! Trouxe para vocês alguns modelos que eu conheço, já testei/tenho amigos que possuem e me disseram como elas funcionam. Então, só conferir: (ps: o post vai ficar bem grandinho ;) )

Bem, vou começar com as Semi-profissionais sem lente cambiável:

 Essas são as atuais semi-profissionais sem lente cambiável. A Canon SX30 já vi ser muito utilizada por conhecidos e as fotos ficam muito boas! E a Sony H100b, é uma exceção a regra desse post: eu não usei e nem conheço alguém que tenha, maaaas eu tive a Sony H10, já mexi na H50 e posso confirmar: a linha “H” da Sony é fantástica!
Essas câmeras por não terem a lente cambiável, têm um limite de zoom, coisa que com lentes, você pode escolher aquela com o zoom que mais te agradar. Mas isso não quer dizer que são ruins, pelo contrário! Há câmeras como estas que chegam a ter o zoom maior do que muuuitas lentes por ai! Isso aconteceu comigo! A minha Sony H10 (falarei mais dela daqui a pouquinho) tem um zoom muito maior do que a minha lente 75-300mm ( da Canon 60D)!

Sony H10

Essa foi a minha primeira câmera. Lembro-me de tê-la comprado na minha viagem de 15 anos. E foi tão legal porque: 1. Era uma das aquisições que eu mais queria para aquela viagem e 2: eu comprei com o dinheiro que eu fui juntando/ganhei de presente. Esse motivo é o mais especial! É tão bom quando você conquista algo com o SEU dinheirinho! Enfim, ela foi minha companheira até outubro de 2011, quando comprei a minha Canon. E hoje ela está sendo utilizada pelo papai :) Ela é muuuito boa! Ótimas fotos, com excelentes resoluções e tudo mais!

Semi-profissionais com lente cambiável:

Essa “categoria” é bem difícil de definir… Pois para alguns “fotógrafos” a categoria de semi e profissional varia muito. E até para as próprias empresas às vezes de um país para outro muda! Mas, eu sou adepta ao lema “quem faz a câmera e consequentemente as fotos serem semi ou profissionais é quem está fotografando”. Mas, de acordo com os sites das empresas que eu vi, essas são as semi-profissionais com lentes cambiáveis que eu indico:

A Sony Alfa NEX 7K é como uma cyber shot tradicional da marca, mas com a opção de trocar a lente! Quando lançou, eu fiquei l-o-u-c-a por uma dessa! Achei tão mais prático levar uma pequenininha na bolsa para o dia-a-dia! Já vi várias pessoas usando, as fotos ficam ótimas, mas tem um contra: pelo corpo da câmera ser compacto e leve, e a lente pesadinha, isso desestabiliza a câmera… se você não utilizar um tripé ou qualquer outro suporte, você não consegue fotografar deixando a câmera apoiada numa superfície lisa, por exemplo…
Mas mesmo assim, ela ainda está na minha wishlist, porque ficar carregando a minha neném que pesa 1.5kg t-o-d-o-s os dias não dá para a minha coluna!



A linha Rebels, da Canon é sensacional também! Conheço várias pessoas que tem os diversos modelos e ninguém reclama! É só alegria! rsrsrsr A T4i foi o último lançamento das Rebels e ela se assemelha muito à minha (60D). Em comparação de qualidade, mais efeitos, etc é exatamente a sequência delas (T1i< T2i< T3i< T4i). Mas eu, Crystal, não acho que tenha uma diferença berrante. Mas a que mais se destaca é a T3i (e agora, a T4i hihii) por ser melhorzinha e tal. Essas câmeras eu super indicaria para quem já quer usar uma com lente cambiável :)

Vou confessar para vocês: eu não acho que a Nikon D5000 seja considerada uma semi-profissional… Ela tem muitas opções sensacionais! Mas enfim, as D300, D3100, D5000, D5200, etc são muuuuito boas! Conheço pessoas que as possuem e realmente posso dizer que são maravilhosas!

Bem, as profissionais eu não entrarei em graaandes detalhes, mas vou indicar as ace$$íveis com um médio investimento:

 Sony Alfa 99– Meu professor tem uma dessa e ele diz ser apaixonado por ela! É uma excelente máquina!
Quando eu estava pesquisando para comprar a minha profissional, eu queria muuito uma Alfa, mas as lentes da Sony são as mais caras do mercado! Absurdos, fiquei chatiadíssima! rsrsrs
Canon 60D- É a primeira ( e por tanto a “mais básica”) da série das profissionais da Canon. Alguns sites de dúvidas consideram-na semi, mas a própria Canon a classifica como Profissional.
Essa é a minha neném! Ela tem uma imagem sensacional, eu adoro a qualidade dela… no início, eu tive uns momentos de crise, pois ainda não me entendia com ela e o resultado das fotos era muito similar com as da Sony H10… Li a respeito disso e vi que era normal algumas pessoas terem se decepcionado com isso, pois há câmeras semi maravilhosas! (já comentei isso, eu sei! rsrs) Mas depois com o tempo e aprendendo que a LENTE faz a diferença na foto, a gente foi se entendendo! rsrsrs
Canon 7D– É uma excelente escolha para quem quer mais do que a 60D e não tem investimento suficiente para a 5D.  Gente lá da faculdade a tem e diz que é sensacional!

Eu não sei em relação à Nikon, mas na Canon, depois da sequência das Rebels, entra a sequência das “D’s”, como a minha, 60D e assim por diante: 7D, 5D, 1D, etc. E quanto menor for o número acompanhado do “D”, mais profissional (mais complicada e mais cara) ela é.

Os termos DSLR e SLR são: SLR é a abreviatura de Single-lens Reflex.  DSLR de digital, o que quer dizer Digital Single-lens Reflex. O SLR é basicamente que “um único jeito de olhar”, que seria a opção com as lentes cambiáveis, as máquinas de filme. E o DSLR você tem mais uma “opção” para visualizar o que quer fotografar: a tela. E essa visão pela tela é diferente da visão pelo “olhinho” (visor). Algumas (muitas) câmeras de lente cambiável tem a opção para tirar a foto pela tela ao invés de pelo visor.

Link com as câmeras SLR da Canon aqui.
Link com as câmeras SLR da Nikon aqui.

Bem, vamos agora responder a outra pergunta: “Qual câmera você usa para dar esse efeito nas fotos?
Então, não é A câmera e sim A lente *-* Quem sou eu para listar lentes para vocês… existem trilhões de lentes! As minhas últimas fotos tem sido tiradas com uma 50mm 1.4. Ela é uma lente fixa, isso quer dizer que não tem zoom. Se eu quiser fotografar algo mais de perto, terei que dar passinhos para frente… e algo mais de longe, passinhos para trás. A 50mm é sensacional para desfocar o que não te interessa na foto… sem dizer que ela faz um efeito bokeh maravilhoso! ( Quem não sabe, esse efeito é quando alguma fonte de luz fica desfocada e forma uma “bolinha embaçada”).
E esse número 1.4 quer dizer que a abertura máxima para deixar a luz entrar é essa. Quanto menor este número, mais desfocado o “fundo” fica.

Gente, é muuuita coisa para falar num post só! rsrsrsrs Se interessar, posso fazer um post com o meu “equipamento” e explico melhor as funções de cada lente que possuo. Que tal? Comentem se quiserem saber!
Espero ter ajudado! Se não deixei algo claro, por favor, sintam-se a vontade para perguntar!

Lembrando: Eu só mostrei para vocês as câmeras que eu já testei/ testemunhei! Porque é muito fácil chegar na internet e pesquisar trilhões de modelos… Então, esse foi um post com a minha opinião. Se alguém ai tiver alguma outra câmera profissional/semi profissional e queira contar um pouquinho pra gente, sinta-se a vontade! Ficaremos muito contentes com mais informações! ^^

Um beijo e um queijo!

Comentários

You may also like

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam